Entenda tudo sobre o App Engetron IoT
O Engetron IoT é um sistema que proporciona diagnóstico e intervenções remotas em nobreaks em tempo real. Desse modo, o proprietário evita prejuízos, otimiza a disponibilidade de energia e reduz a necessidade de visitas presenciais durante a manutenção. Contudo, esse é apenas um resumo de todas as suas funcionalidades.
Este post conta com a participação especial de Fábio Moura, gerente de engenharia de aplicações da Engetron. Ele explica as principais funcionalidades, benefícios e aplicações do App Engetron IoT. Boa leitura!
O que é o Engetron App IoT?
O Engetron App IoT é um aplicativo para monitoramento de nobreaks baseado na tecnologia de Internet das Coisas (IoT). O gerenciamento em nuvem considera que, de um lado, está o nobreak, que sinaliza para o servidor IoT Engetron seu status funcional.
Por sua vez, o servidor processa essas informações para que o usuário utilize o app para acessar as informações relativas ao nobreak, de forma fácil e segura.
O principal objetivo do aplicativo Engetron IoT é auxiliar seus usuários na prevenção de falhas. “O nobreak dispõe medições precisas das grandezas elétricas ao seu redor e uma grande variedade de sinais que podem indicar ao usuário a presença de algum alarme ou uma condição de alerta que represente risco potencial para a carga crítica”, informa Fábio.
À medida que essas informações estão acessíveis de forma inteligível para o usuário, pode-se programar ações preventivas e planejadas para atuar antes que um evento crítico possa ocorrer.
O gerenciamento ativo dos nobreaks também é um forte aliado na mitigação de eventos, na medida em que as atualizações em tempo real e de log de eventos permitem analisar com precisão qualquer alteração de comportamento da carga crítica ou do nobreak.
Fábio esclarece que o app classifica o status dos equipamentos e emprega cores para hierarquizar os alarmes e alertas, como a necessidade de realizar uma ação de manutenção preventiva ou corretiva.
Como os diagnósticos remotos dos nobreaks são realizados por meio dessa ferramenta?
Todas as informações funcionais do nobreak, como grandezas elétricas, log de eventos e sinalizações de alarme são geradas pelo próprio nobreak. Esses dados são transmitidos por meio de protocolos seguros de rede para o servidor IoT da Engetron.
“É no servidor IoT que a mágica acontece”, Fábio explica. Rotinas automatizadas analisam os dados recebidos e, uma vez identificada alguma anomalia, o usuário é informado via notificações locais do app e por e-mail.
O sistema entrega ao usuário dados precisos, tais como: temperatura interna, potência consumida pela carga, autonomia do banco de baterias em caso de falta de energia, sobre tensões e correntes da rede ou de saída do nobreak de forma textual ou gráfica por meio do osciloscópio virtual.
“São apresentados também o histórico de ocorrências e os dados estatísticos de cada UPS”, aponta o gerente de engenharia da Engetron.
“É possível verificar, por exemplo:
- quantas vezes faltou energia;
- quando faltou (dia e horário);
- por quanto tempo isso ocorreu em cada situação (em relação ao tempo acumulado e à última ocorrência).”
Além do log de eventos, as grandezas elétricas podem ser analisadas na forma de gráficos de histórico ou por eventos específicos através do osciloscópio virtual.
Quais ações o aplicativo recomenda, em cada nível de status?
O gerente da Engetron aponta que as ações a serem tomadas dependem realmente do nível de status, pois geralmente refletem algum nível de urgência.
Exemplo 1: um alarme de temperatura demanda uma ação rápida para verificar se o sistema de climatização ou ventilação da sala do nobreak está funcionando.
Caso nada seja feito, há o risco de atuação das proteções térmicas do nobreak. Fábio mostra um segundo exemplo: um alerta de aumento de potência na saída indica que houve acréscimo de carga ao nobreak. Isso faz o responsável analisar se esse acréscimo é pertinente ou uma carga comum foi conectada à rede estabilizada, acidentalmente.
“Os alertas são o indicador de que um evento observado exige atenção do usuário, mas não é impeditivo ao funcionamento do nobreak”, explica o profissional. Um alarme, no entanto, exige ação rápida do usuário para eliminar o evento.
Quais canais de medição o aplicativo oferece para nobreaks?
O aplicativo oferece medições de forma gráfica ou textual das grandezas elétricas relacionadas à operação do nobreak como tensões, correntes, potências de entrada e saída, assim como tensões de corrente de carga e descarga de baterias.
Há outros parâmetros importantes, como autonomia, temperatura interna e o modo de operação. São importantes indicadores funcionais do nobreak, que ajudam o operador a entender a situação do equipamento individual ou do parque de equipamentos instalados.
Em relação aos dados coletados pelos canais de medição, medidores eletrônicos fazem a amostragem de diversos sinais elétricos no nobreak. Entre eles, podem ser destacadas a tensão, a corrente e parâmetros funcionais, como fontes internas.
Os sinais são, então, tratados por DSP (Processador Digital de Sinais). Esses dados são utilizados pelo próprio nobreak para:
- análise da energia recebida da rede;
- garantir a qualidade da energia fornecida à carga;
- e disponibilizados ao usuário, por meio da interface de gerenciamento.
Quais são os diferenciais do Engetron IoT em relação a outras soluções de gerenciamento de nobreaks?
O osciloscópio virtual é, sem dúvida, o principal diferencial, de acordo com Fábio. “Trata-se de um recurso com tecnologia exclusiva da Engetron que permite visualizar de forma gráfica as principais grandezas elétricas relacionadas à rede ou à operação do nobreak”, informa o gerente.
Esse é um elemento fundamental para evitar interrupções desnecessárias no sistema de energia, uma vez que informa, remotamente, dados tradicionalmente coletados de maneira presencial.
O app Engetron IoT traz também outros diferenciais. Entre eles, destacamos a interface com o usuário, que é intuitiva e amigável. A geolocalização e os dashboards conferem, aos gestores, a visualização da condição de operação dos nobreaks e o acesso rápido a qualquer equipamento.
“Notificações de alerta são enviadas aos gestores quando os requisitos de sinalização são atendidos”, enfatiza Fábio. Os alertas são um indicativo de que alguma condição de operação do nobreak, como temperatura e potência, saiu dos limites predeterminados e podem se transformar em alarmes, caso não sejam analisadas.
Nível de segurança do aplicativo
A segurança dos dados é um dos pilares do sistema Engetron IoT: acesso controlado por login e senha segura. A comunicação com o servidor IoT ocorre por meio de protocolo seguro HTTPs (criptografado), junto à criptografia própria da Engetron.
Fábio esclarece que não existe comunicação direta entre o aplicativo e o nobreak: “os dados gerados no nobreak são enviados por meio da interface de rede para o Servidor Engetron IoT. O aplicativo, por sua vez, acessa exclusivamente os dados do Servidor IoT”.
O sistema não depende de IP válido na internet para cada equipamento, já que o sentido da comunicação é do nobreak para o Servidor IoT. Destaca-se também que os dados do usuário não são trafegados: as informações transmitidas são exclusivamente relacionadas à operação do nobreak.
Redução de custos na manutenção de nobreaks
O ganho mais relevante em relação à redução de custos de manutenção é o custo da interrupção não programada, o gasto da indisponibilidade do equipamento. “Toda a operação se baseia no uso da informação para prevenção de falhas”, informa Fábio.
Mesmo nas situações de manutenções corretivas, a telemetria apurada do nobreak permite identificar rapidamente a causa do problema. Com isso, o atendimento torna-se mais objetivo e, consequentemente, o restabelecimento da operação será mais rápido.
Com o Engetron App IoT, o proprietário do nobreak poderá realizar diagnóstico a distância e reduzir custos relacionados a visitas presenciais. Além disso, também mitiga interrupções do sistema, aumentando a disponibilidade.
Aproveite a visita ao blog para conferir uma demonstração do Engetron IoT!