CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

 

A Engetron, desde a sua fundação em 1976, tem o propósito de ser administrada de forma objetiva, simples, transparente e acima de tudo, com muita honestidade. Está voltada para atender à necessidade de continuidade operacional, preservação de dados e equipamentos de corporações no Brasil e no mundo, através do fornecimento de produtos e serviços que garantam energia elétrica de alta confiabilidade, promovendo a satisfação de nossos clientes.

Para tanto, busca respeitar os interesses legítimos de todos os empregados, parceiros, fornecedores e clientes, agindo com imparcialidade e de maneira correta em sua gestão e nas suas relações de trabalho, respeitando todas as leis e disposições regulamentares aplicáveis em seus vários campos de atuação.

A Engetron segue uma conduta correta e imparcial, sendo todas as relações de negócios fundamentadas na integridade e lealdade, mantidas sem nenhum conflito entre os interesses empresariais e pessoais.

Para solidificar cada vez mais esses princípios e atingir seus objetivos, a Engetron solicita aos seus empregados, na execução de suas tarefas, o respeito aos mais elevados padrões de comportamento, de acordo com o estabelecido no presente Código de Ética e Conduta e nos procedimentos aos quais este se refere.

O Código de Ética e Conduta representa um alinhamento de nossos valores e princípios com todos os nossos empregados, permitindo, assim, continuarmos nossa gestão baseada em cumprirmos nossa missão.

O Código de Ética e Conduta deve ser compartilhado com parceiros, consultores, clientes, fornecedores e qualquer outro sujeito que estabeleça relações comerciais com a empresa.

A Engetron não mantém relações de negócios com parceiros que recusam a respeitar os princípios deste Código e se propõe a rever e desenvolver continuamente o aqui estabelecido.

O que é o Código de Ética e Conduta?

O Código de Ética e Conduta é um documento aprovado pela Direção da Engetron, que tem como objetivo definir os princípios de conduta nos negócios da Empresa bem como os compromissos e as responsabilidades dos empregados em suas relações profissionais.

O Código de Ética e Conduta estabelece o compromisso com os valores de honestidade, integridade e transparência em todas as relações comerciais.

Abrangência do Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta se estende aos Dirigentes da Engetron, a todos os empregados e parceiros que estabelecem relações de negócios com a empresa.

Divulgação do Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta é levado ao conhecimento de todos os empregados através de treinamento e disponibilizado no diretório de Normas. Pode, ainda, ser solicitado a qualquer momento ao Departamento de Recursos Humanos.

Alterações no Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta está sujeito a revisões que podem ser realizadas levando em consideração as contribuições enviadas pelos empregados ou por terceiros, ou em atendimento as evoluções normativas, leis, etc.

As eventuais modificações do Código de Ética e Conduta efetuadas serão publicadas e disponibilizadas nas modalidades acima indicadas.

Empregados                      

A Engetron reconhece que o comprometimento e o profissionalismo de seus empregados são fatores essenciais para manter a competitividade, a criação de valor para os sócios e a satisfação do cliente. Os princípios indicados a seguir confirmam a importância do respeito ao indivíduo, de acordo com as leis nacionais, garantem igualdade de tratamento e excluem qualquer tipo de discriminação.

O Código de Ética e Conduta é parte integrante do contrato de trabalho da Engetron, devendo todos os empregados seguirem as disposições do Código.

Qualquer violação do Código é, portanto, considerada falta grave com a consequente adoção de sanções adequadas.

Empregados que exercem cargos de responsabilidade

Empregados que exerçam cargo de coordenação, de supervisão, de liderança, de gerência ou de direção devem representar um exemplo de líder e orientador, de acordo com os princípios de conduta nos negócios indicados no presente Código. Através de seu comportamento, devem demonstrar aos demais empregados que o respeito ao Código é um fator fundamental do trabalho, certificando que todos tenham consciência de que os resultados da atividade comercial nunca devem se afastar do respeito aos princípios do Código de Ética e Conduta.

Todas as pessoas que exerçam o cargo de liderança devem se atentar a comunicar cada caso de desrespeito ao Código de Ética e Conduta, tendo, ainda, o dever de assegurar a sua tutela.

Obrigações dos empregados:

  • Cumprir seu contrato de trabalho com empenho, produtividade, qualidade técnica, assiduidade e pontualidade;
  • Agir de forma honesta, justa, com cortesia, disponibilidade e atenção a todas as pessoas com as quais se relacionam, internamente e externamente, respeitando todas e quaisquer diferenças individuais;
  • Manifestar opiniões, sugestões, reclamações, críticas e denúncias com propósito de melhoria contínua dos processos, utilizando os canais internos adequados;
  • Não se envolver em qualquer atividade que, ainda que indiretamente, fira o Código de Ética e Conduta e que seja conflitante com as atividades da Engetron, comunicando aos superiores hierárquicos ou à Ouvidoria qualquer situação que configure aparente ou potencial conflito de interesses;
  • Respeitar o sigilo profissional, exceto quando autorizado ou exigido por lei;
  • Guardar sigilo das informações estratégicas, às quais tiveram acesso, bem como zelar para que outros também o façam, exceto quando autorizado ou exigido por lei;
  • Fazer uso adequado do patrimônio material e imaterial da Engetron, de acordo com seu legítimo propósito, não o utilizando para obter qualquer tipo de vantagem pessoal;
  • Não obter vantagens indevidas decorrentes de função ou cargo que ocupa na empresa;
  • Não praticar nem se submeter a atos de preconceito, discriminação, ameaça, chantagem, falso testemunho, assédio moral, assédio sexual ou qualquer outro ato contrário aos princípios deste Código de Ética e Conduta, e denunciar imediatamente quem o faça;
  • Respeitar a propriedade intelectual e reconhecer os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas, independentemente de sua posição hierárquica;
  • Zelar pela defesa da vida, pela integridade física e segurança das pessoas, pelas instalações da empresa e pela preservação do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;
  • Não exigir, insinuar, aceitar ou oferecer qualquer tipo de favor ou vantagem em troca das suas atividades profissionais;
  • Manter uma aparência pessoal e vestuários compatíveis com o ambiente de trabalho em que atuam.

Obrigações da empresa:

  • Proporcionar condições de trabalho adequadas para todos os empregados, permitindo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Garantir segurança e saúde no trabalho, disponibilizando para isso todas as condições e equipamentos necessários;
  • Disponibilizar canais formais de escuta para receber e processar as sugestões dos empregados, visando à melhoria dos processos internos da empresa;
  • Preservar os direitos de privacidade no manejo de informações médicas, funcionais e pessoais dos empregados;
  • Respeitar a participação dos empregados em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação contra seus empregados sindicalizados;
  • Respeitar e promover a diversidade e combater todas as formas de preconceito e discriminação, por meio de política transparente de admissão, treinamento, promoção na carreira, ascensão a cargos e demissão. Nenhum empregado ou potencial empregado receberá tratamento discriminatório em consequência de sua raça, cor da pele, origem étnica, nacionalidade, posição social, idade, religião, gênero, orientação sexual, estética pessoal, condição física, mental ou psíquica, estado civil, opinião, convicção política ou qualquer outro fator de diferenciação individual;
  • Promover a igualdade de oportunidades para todos os empregados, em todas as fases da relação de trabalho, como a admissão, a formação, a retribuição, as promoções e transferências. Os empregados devem ser tratados de acordo com suas capacidades de atender às necessidades da função evitando qualquer forma de discriminação;
  • Desenvolver uma cultura na empresa que valorize o intercâmbio e a disseminação de conhecimentos, promover a capacitação contínua dos seus empregados e evitar demissões, sempre que possível;
  • Prover garantias institucionais e proteger a confidencialidade de todos os envolvidos em denúncias éticas, visando preservar os direitos e proteger a neutralidade das decisões.

 

Compromisso na conduta dos negócios

Confidencialidade

Os conhecimentos desenvolvidos pela Engetron constituem um recurso próprio da empresa que cada empregado deve zelar pela sua tutela. A divulgação imprópria de tais conhecimentos pode causar dano patrimonial e de imagem.

Desta forma, os empregados e os outros destinatários não podem revelar a terceiros informações relativas aos conhecimentos técnicos, tecnológicos e comerciais da empresa, assim como outras informações não públicas relativas à empresa, a não ser nos casos em que tal revelação seja exigida por lei ou por decisão judicial.

As obrigações de confidencialidade indicadas neste Código de Ética e Conduta permanecem mesmo após o encerramento da relação de trabalho.

Proteção de Dados

Todos os dados eventualmente coletados pela Engetron e seus empregados durante o exercício de suas atividades terão como único e exclusivo fim a prestação dos serviços específicos para os quais se destinam os dados.

Todos dos dados eventualmente coletados pela Engetron, seja de seus clientes, sejam dos seus Empregados, seja de seus parceiros comerciais, serão utilizados exclusivamente para o propósito que disponibilizados os dados, sendo certo que apenas serão tratados nos limites dos contratos porventura firmados e da lei.

A Engetron se compromete a disponibilizar, confirmar, eliminar ou retificar quaisquer dados quando assim solicitados pelos seus titulares, sejam eles empregados, clientes ou parceiros comerciais.

Quaisquer solicitações relativas ao tratamento dos dados deverão ser realizadas através do canal ouvidoria@engetron.com.br, que serão devidamente respondidas no prazo legal de 15 (quinze) dias úteis, após a confirmação da titularidade sobre os dados solicitados.

Os dados eventualmente coletados pela Engetron serão descartados no prazo legal e ou quando encerrada a eventual necessidade do seu tratamento.

Diretrizes:

  • Conduzir negócios com honestidade e transparência, cultivando a credibilidade junto a seus acionistas, empregados, fornecedores, clientes, parceiros, poder público, imprensa, comunidades onde atua e sociedade em geral, buscando manter-se competitiva com responsabilidade social e ambiental;
  • Disseminar os princípios e compromissos de conduta expressos neste Código de Ética e Conduta a todas as partes interessadas, internas e externas;
  • Estabelecer uma relação com os concorrentes nos princípios da honestidade e respeito, adotando regras explícitas e declaradas sobre seus procedimentos de concorrência;
  • Promover negociações honestas e justas, sem auferir vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada ou outros artifícios dessa natureza;
  • Realizar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente, exato e completo, sem ambiguidade de informações e disponibilizar seus livros com inteira transparência às auditorias interna e externa e aos órgãos públicos competentes;
  • Manter Ouvidorias para recepção, encaminhamento e processamento de opiniões, sugestões, reclamações, críticas e denúncias sobre transgressões éticas, provenientes dos diversos públicos de relacionamento da empresa, respeitando-se a legislação vigente;
  • A Engetron disponibiliza canais de comunicação aos seus clientes e fornecedores para eventuais reclamações, insatisfações, sugestões ou denúncias, através dos e-mails altadirecao@engetron.com.br e ouvidoria@engetron.com.br. Além disso, a Engetron disponibiliza meios para que os seus empregados encaminhem sugestões, reclamações e denúncias, preservando sempre o anonimato do empregado que recorrer a estes meios e a total imparcialidade no tratamento das questões apresentadas.

Compromisso nas relações externas

A Engetron e seus empregados devem estabelecer e manter relações com os diversos públicos externos agindo com lealdade, honestidade, transparência e com o devido respeito aos valores fundamentais da Empresa.

Clientes

A Engetron tem como objetivo manter um desenvolvimento contínuo em soluções e serviços que garantam a satisfação dos clientes com energia elétrica de alta confiabilidade, otimizando resultados, buscando a satisfação dos clientes, se comprometendo com o atendimento aos requisitos aplicáveis, e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

Nessa linha, exige de seus empregados e dos outros destinatários do Código de Ética e Conduta que cada relação de negócio e contato com os clientes seja baseada na honestidade, na atitude profissional e na transparência.

Os empregados devem seguir os procedimentos internos para alcançar este objetivo, com o intuito de desenvolver e manter relações duradouras com os clientes, oferecendo segurança, assistência e qualidade.

A Engetron, em suas relações com os clientes, deve evitar discriminações nos contatos com os mesmos e não deve utilizar impropriamente seu poder contratual prejudicando qualquer cliente.

A Engetron se compromete a fornecer produtos e serviços, descritos de forma clara e precisa, de modo a atender os requisitos técnicos, normativos, comerciais, tributários, fiscais e de outra natureza, assegurando uma relação transparente e honesta com seus clientes, dentro das exigências impostas pela legislação nacional.

Fornecedores

Os fornecedores representam um papel importante para a melhora da competitividade da Engetron. Para garantir continuamente o mais elevado nível de satisfação do cliente, a empresa seleciona os fornecedores com base em suas capacidades de oferta quanto à qualidade, inovação, custos e serviços.

Os empregados devem selecionar os fornecedores de acordo com os procedimentos estabelecidos, levando em consideração a qualidade, inovação, custos e serviços oferecidos, assim como os valores enunciados no Código de Ética e Conduta. Devem, ainda, estabelecer e manter com os fornecedores relações estáveis, honestas, éticas, transparentes e de colaboração.

Instituições públicas

As relações com as instituições públicas devem ser geridas somente pelos empregados encarregados para este fim. Tais relações devem ser transparentes e inspiradas nos valores da Engetron.

No caso em que uma instituição pública seja cliente ou fornecedora da Engetron, deve-se atuar com o mais rigoroso respeito às leis e às normas que regulam a aquisição ou a venda de bens e/ou serviços àquela particular instituição pública.

Organizações sindicais e partidos políticos

As relações da empresa com organizações sindicais, partidos políticos e seus representantes ou candidatos deve ser estabelecida dentro dos mais elevados princípios de transparência e seriedade.

São permitidas contribuições econômicas somente se impostas ou permitidas expressamente por lei.

Eventuais contribuições dos empregados da Engetron, assim como atividades por eles prestadas, devem ser entendidas exclusivamente como sendo fornecidas a título pessoal e voluntário.

Comunidades

A Engetron e seus empregados devem manter relações de respeito com a comunidade onde atuam, com comportamento socialmente responsável, colaborando para um ambiente limpo e um lugar de trabalho saudável e seguro.

A Engetron não utiliza trabalho infantil, isto é, não emprega pessoas com idade inferior àquela permitida por lei para executar o trabalho. A Empresa, além disso, exige o cuidado de não negociar com fornecedores ou parceiros que utilizam trabalho infantil, como acima definido.

A Engetron é contrária a qualquer tipo de relação de trabalho forçado, implícito ou explícito, mantendo sempre uma relação de cordialidade e respeito com os seus empregados e zelando pelo cumprimento de toda a legislação trabalhista nacional, além das deliberações da Convenção Coletiva referente ao sindicato do qual a Engetron faz parte.

Relações com os meios de comunicação

O contato com os meios de comunicação somente deverá ser feito por empregados responsáveis pela comunicação e marketing.

Os demais empregados não devem fornecer aos meios de comunicação informações da empresa que não sejam públicas, nem ter com a mídia nenhum tipo de contato para a divulgação de notícias confidenciais da empresa.

Utilização das Marcas

A marca é um dos nossos maiores patrimônios.

A marca e suas representações (cores, grafismo, padrão arquitetônico, dentre outras) devem ser sempre utilizadas de acordo com os padrões definidos pela área de marketing, onde é definido o nosso posicionamento estratégico e as orientações visuais e verbais que fazem parte da nossa marca.

É esperado que todos os empregados só utilizem e divulguem nossas marcas com o acompanhamento e aprovação de Marketing e da Diretoria de área.

Uso de Redes Sociais

A Engetron está presente nas principais redes sociais e tem colaboradores responsáveis pela gestão do conteúdo e relacionamento com o mercado e sociedade em geral. Entretanto, é importante lembrar que proteger a imagem da Engetron é responsabilidade de todos. São condutas esperadas:

  • Direcionar qualquer reclamação de cliente postada em redes sociais para a área responsável, para que seja dado o tratamento adequado a cada caso;
  • Não divulgar informações e comentários da Engetron e dos seus clientes em redes sociais, sejam em perfil próprio, ou de terceiros;
  • Compreender que as diretrizes de confidencialidade de informações se aplicam também às redes sociais;
  • Compreender que as informações divulgadas são de responsabilidade do empregado e não da Engetron;
  • Não associar atividades pessoais ao nome ou marca da Engetron;
  • Não postar eventos internos da Engetron que contenham informações estratégicas e/ou confidenciais, imagem de ambientes internos protegidos; dados sigilosos, dentre outros.

Informações publicadas na internet podem ser vistas por um grande número de pessoas e não são facilmente removidas ou eliminadas. Quaisquer divulgações não podem violar as leis e as normas internas da Engetron.

Ética e Conduta nas relações comerciais

A Engetron, seus empregados e os outros destinatários se comprometem a respeitar os mais elevados padrões de integridade, honestidade e dignidade em todas as relações dentro e fora da empresa.

Nenhum empregado deve, direta ou indiretamente, aceitar, solicitar, oferecer ou pagar quantias em dinheiro, presentes ou doações, mesmo sofrendo pressões ilícitas.

A Engetron não admite nenhum tipo de corrupção em relação a funcionários públicos, ou qualquer outra parte ligada ou vinculada a agentes públicos. Dessa forma, cada empregado deve evitar situações onde interesses de natureza pessoal possam entrar em conflito com os interesses da empresa.

A Engetron não tolera participar de qualquer forma de corrupção ou suborno, incluindo pagamentos ou outra forma de conferir benefícios a qualquer cliente ou fornecedor para influenciar nas tomadas de decisões. Todo empregado deve comunicar à alta direção da empresa qualquer abordagem ou tentativa de transgressão a estas regras.

A Engetron e seus empregados nunca devem estar ou serem envolvidos em atividades que impliquem em “lavagem de dinheiro” (aceitação ou contratação) ou qualquer forma de atividades criminosas.

A Empresa e empregados devem verificar, preventivamente, as informações disponíveis (incluídas informações financeiras) sobre parceiros comerciais e fornecedores, para conhecer a respeitabilidade e a legitimidade de suas atividades antes de iniciar com eles qualquer tipo de negócio.

Presentes, gratificações, empréstimos, patrocínios, cortesias, vantagens e brindes

Os empregados da Engetron não devem aceitar ou oferecer presentes, gratificações, empréstimos, cortesias, descontos em transações de caráter pessoal, viagens ou quaisquer outros benefícios ou vantagens em proveito próprio ou de terceiros com as quais a empresa mantém relações comerciais.

A Engetron só oferecerá aos seus clientes brindes de valor simbólico, com o único objetivo de divulgação de sua marca. Todo empregado deve comunicar à alta direção da empresa qualquer abordagem ou tentativa de transgressão a estas regras.

Concorrência

A Engetron se compromete a respeitar as normas relacionadas à legislação concorrencial que se aplicam no mercado onde atua.

A Empresa e seus empregados não realizam ações que possam representar violação às leis da concorrência (criação de cartéis, divisão de mercados, limitações de produção ou de venda, acordos condicionados, etc.).

A Empresa se compromete ainda a não violar os direitos de propriedade intelectual de terceiros.

Saúde, segurança e meio ambiente

Os empregados da Engetron não devem ser expostos a riscos inúteis que possam provocar danos a sua saúde e/ou sua integridade física.

A Empresa preza por uma gestão eficaz da saúde, segurança e meio ambiente, sendo todos os empregados responsáveis juntamente com a Empresa pela boa condução desta gestão.

Comportamento socialmente responsável

A Engetron e seus empregados se comprometem a manter suas dependências sempre limpas, mantendo um local de trabalho organizado e agradável.

Deve-se adotar um comportamento de:

  • Economizar energia;
  • Não poluir;
  • Otimizar continuamente a utilização dos recursos;
  • Desenvolver produtos cada vez mais compatíveis com o meio ambiente;
  • Preservar as instalações da empresa, mantendo sempre limpos e organizados.
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