Conheça os diferentes tipos de paralelismo em UPS





DWMTT PARALELISMO V04 1024x768 Conheça os diferentes tipos de paralelismo em UPS

Paralelismo redundante de nobreaks Engetron

 

Em ambientes de missão crítica como Datacenters e hospitais, a confiabilidade é um ponto crucial na elaboração de soluções em energia. Foi pensando nisso que a Engetron investiu em pesquisa e desenvolvimento para trazer a tecnologia do paralelismo com alto nível de confiabilidade.

 

Nas soluções convencionais de paralelismo, os nobreaks dependem de dispositivos eletrônicos para realizar a sincronização e manter a operação em paralelo. Essas soluções tornam o sistema mais vulnerável a falhas, pois cria-se um ponto único de falha.

 

A solução de paralelismo desenvolvida pela Engetron traz ao sistema um elevado índice de confiabilidade e segurança, pois dispensa a utilização de módulos de sincronismo e paralelismo externo. Além disso, reduz o espaço físico ocupado para a operação, garantindo que, mesmo diante de uma falha de comunicação entre os nobreaks, a saída dos equipamentos permaneça operando de forma sincronizada e segura.

 

Existem três tipos de paralelismo em nobreaks:

 

Paralelismo redundante: consiste em dois ou mais nobreaks operando simultaneamente dividindo a carga e, caso seja necessário parar um dos equipamentos ou ocorra uma parada inesperada de um dos nobreaks, o outro assume a carga integralmente. Essa transição de um nobreak para o outro ocorre sem interrupção no fornecimento de energia para carga, de forma online. Como exemplo, pode-se utilizar 2 nobreaks com capacidade de 80kVA para alimentar uma determinada carga com potência de 80kVA. Neste cenário, cada nobreak assume 50% da carga, ou seja, 40kVA. Caso ocorra a parada de um dos equipamentos, a carga é inteiramente assumida pelo outro nobreak, permitindo realizar manutenções em ambos equipamentos sem desligar o sistema (configuração n+1);

 

Paralelismo de capacidade: consiste em dois ou mais nobreaks de mesma potência somando capacidades para atender uma determinada carga. Por exemplo, pode-se utilizar 2 nobreaks com potência de 80kVA para atender uma carga de 160kVA. Quando é adotado, o sistema de paralelismo de capacidade (com o intuito de somar potência), recomenda-se tornar o sistema redundante inserindo um outro equipamento no sistema. Desta forma, no sistema com potência de 160kVA atendido por 3 nobreaks, tem-se que cada nobreak assumirá 33,33% da capacidade do sistema, e diante da necessidade de parada de um dos nobreaks, os outros 2 nobreaks assumem integralmente a carga, de forma online e sem interrupção;

 

Paralelismo por barramento dual: No sistema elétrico cujas cargas possuem como característica a utilização de fontes redundantes (fonte A e fonte B), sugere-se adotar como prática o sistema de paralelismo por barramento dual. O paralelismo dual consiste em elevar ainda mais a confiabilidade do sistema, duplicando a forma de alimentação da carga, utilizando dois ou mais nobreaks para alimentar cada uma das fontes dos equipamentos. Este é um conceito adotado por grandes datacenters e empreendimentos, para permitir a máxima disponibilidade do sistema. Projetos que consideram a Norma TIA 942 para mensurar o nível de confiabilidade da infraestrutura de datacenters utilizam o paralelismo por barramento dual numa composição mista com o paralelismo redundante, adotando uma configuração 2(n+1) no nível TIER IV.

 

O paralelismo da Engetron possui a inteligência de distribuir a carga corretamente em cada nobreak, e ainda permite inserir ou desacoplar um nobreak do sistema sem o desligamento da carga. Este sistema permite a expansão das soluções de nobreaks com baixo investimento inicial. Não é necessário substituir os nobreaks existentes, basta agregar mais nobreaks ao sistema para o aumento de capacidade. As soluções de paralelismo de capacidade da Engetron permitem atender sistemas de até 6,6MVA. Dessa forma, é elevada a disponibilidade e confiabilidade em ambientes de missão crítica.

Endereço:
Av. Sócrates Mariani Bittencourt, 1099, Cinco. Contagem - MG,
CEP: 32010-010
Atendimento ao Consumidor:
(31) 3359-5800
P&D Brasil

© 2016 Engetron - v2.6.0