Fontes de energia alternativa: O futuro do Data Center

DatacenterDynamics Converged Brasília apresentará painel sobre fontes de energia alternativa para atingir eficiência energética. Evento será realizado no próximo dia 28, no Royal Tulip Alvorada
9 May 2014 escrito por Tatiane Aquim

A geração de energia é um componente essencial nos sistemas de energia de alta disponibilidade para data centers e salas de gerenciamento de redes. Segundo a FIRJAN, o custo da energia para a indústria no Brasil é 146% superior à média do custo nos Estados Unidos. Dentre os BRICs, o custo da energia no Brasil é superior aos custos na China e Rússia e inferior ao custo na Índia. Cientes de tal realidade, muitas empresas estão buscando fontes de energia alternativas. Dentre as tecnologias mais procuradas se destacam: energia solar, turbinas alimentadas com gás natural, energia eólica, microturbinas, aproveitamento das marés, células a combustível e energia hidrelétrica.

Atento à questão, o DatacenterDynamics Converged Brasília apresentará as vantagens da adesão de fontes alternativas de energia para a indústria de data center nacional, com a palestra: Incorporação de Energias Alternativas em UPS – Ênfase em Sistemas Fotovoltaicos. O palestrante será Wilton Padrão, Diretor Técnico da Engetron.

Wilton Padrão é formado em engenharia elétrica e mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Trabalha há 25 anos na Engetron, fabricante brasileira de fontes de alimentação ininterrupta (UPS). A Engetron também trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produtos de hardware e software, utilizando tecnologia desenvolvida inteiramente no Brasil.

Esta notícia também pode ser visualizada em:

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA: O FUTURO DO DATA CENTER?  (site: “Datacenter Dynamics”)