A importância do banco de baterias em sistema nobreak





modulo1 A importância do banco de baterias em sistema nobreakQuem já passou pela dolorosa situação de tentar ligar o veículo e ouvir aqueles famosos estalinhos de bateria com problema? Com certeza, todo motorista já passou por isso. E o pior: isso normalmente acontece no momento em que mais precisamos do carro, não é mesmo? Por isso, o cuidado com a manutenção das baterias é essencial. Isso vale também para o segmento de nobreaks. A bateria é um elemento fundamental para garantir que, nos momentos críticos de falta de energia, o usuário terá a autonomia necessária para manter a integridade do sistema e a continuidade das suas operações.

 

Se não for constantemente verificada, a bateria pode se tornar a grande vilã em sistemas UPS. Caso as baterias estejam comprometidas, pequenas microfaltas de energia podem gerar um indesejado desligamento do sistema. Há alguns cuidados fundamentais:

 

- Ao contrário do “efeito memória” que observamos em baterias de notebooks e celulares, as baterias seladas VRLA, amplamente utilizadas em sistemas UPS, devem permanecer continuamente ligadas ao carregador, sendo mantidas em flutuação. Este modo de operação é fundamental para assegurar que a bateria terá sua performance otimizada nos momentos em que for solicitada.

 

- A implementação de um sistema de gerenciamento individual das baterias é altamente aconselhada em aplicações de missão crítica. Além de garantir o máximo desempenho do sistema e permitir uma ação preditiva contra eventuais falhas, reduz consideravelmente o custo de substituição, uma vez que a identificação precoce de uma bateria defeituosa e sua consequente substituição podem evitar o desgaste dos demais elementos que compõem o barramento.

 

- Baterias seladas devem operar em ambiente com temperatura controlada para que sua vida útil seja prolongada. Idealmente, temperaturas entre 20 e 25 graus Celsius são as mais indicadas. Ambientes com temperatura superior a 30 graus tendem a provocar um desgaste precoce das baterias.

 

- Periodicamente, as baterias devem ser substituídas. Este tempo de substituição está altamente vinculado à temperatura e à qualidade da rede elétrica local. Já falamos acima sobre o primeiro fator; quanto ao segundo, interfere diretamente no número de ciclos de carga e descarga que as baterias serão submetidas. Faltas de energia e oscilações da rede elétrica fazem com que o nobreak recorra às baterias para manter a tensão de saída disponível e estabilizada. A vida útil das baterias é, portanto, inversamente proporcional à incidência destes fatores. Em locais com rede estável e temperatura controlada, pode chegar a 5 anos; em contrapartida, em redes instáveis e em temperaturas mais altas, este tempo se reduz drasticamente.

 

- A autonomia assegurada pelas baterias é função do consumo da carga. Há diferenças na definição do barramento de tensão contínua de cada fabricante de nobreaks, mas uma verdade é incontestável: todos precisarão da mesma energia armazenada para oferecer a autonomia equivalente para uma mesma carga. Logo, não se iluda: se um fabricante A oferecer uma autonomia de X minutos para uma potência de 10kVA, por exemplo, um fabricante B jamais conseguirá oferecer a mesma autonomia utilizando um barramento de menor capacidade. Você pode avaliar diversas configurações, mas é preciso atento a um detalhe: o produto {tensão de cada elemento} x {número de elementos} x {capacidade Ah de cada elemento} deve sempre convergir para um mesmo número, com pequenas variações. Se ao comparar soluções, identificar uma divergência significativa, acredite: você não estará comparando soluções com a mesma autonomia.

 

Caso possua um sistema UPS para aplicações críticas e esteja interessado em garantir a máxima performance das baterias, vale a pena conhecer a solução desenvolvida pela Engetron para monitoramento individual destes elementos, chamada MSB – Módulo Supervisor de Baterias.

 

Veja como funciona:

 

Ponto importante: este módulo pode ser integrado ao gerenciamento central do nobreak e acessado remotamente, tudo para facilitar a gestão completa da infraestrutura de energia.

 

Enfim, todos queremos que o nobreak corresponda nos momentos decisivos, certo? Então, cuide bem das baterias, pois delas dependerá o sucesso da sua aplicação.

 

Fábio Moura, Gerente de Aplicação da Engetron

Endereço:
Av. Sócrates Mariani Bittencourt, 1099, Cinco. Contagem - MG,
CEP: 32010-010
Atendimento ao Consumidor:
(31) 3359-5800
P&D Brasil

© 2016 Engetron - v2.6.0